Comece a correr com o nosso manual de corrida para iniciantes

Comece a correr com o nosso manual de corrida para iniciantes

Ser um praticante de corrida requer muito esforço, mas também traz grandes recompensas. Ver a paisagem, sentir seus passos acompanhando o seu ritmo e respiração, criando a sua própria batida a cada movimento. Correr é uma paixão de muitos, mas saber correr não é fácil, e o desafio chega muito antes da hora de amarrar o tênis e sair de casa. Veja o que você precisa saber para ingressar nesse esporte apaixonante.

Antes de tudo, você precisa entender primeiro que o cotidiano de um corredor implica quase todas as outras áreas da sua vida. Definir horários de treino, suas vestimentas, alimentação… Cada detalhe conta, e precisa ser traçado para dar certo.

Entenda o seu corpo e seu ritmo no momento

Antes de começar a criar uma rotina de treinos, alimentação e tudo mais, é importante saber em qual etapa você está. Você já correu alguma vez? Está com sobrepeso? Tem alguma lesão? Tudo isso é fundamental na hora de traçar seus planos.

Tendo essas respostas na mão, você consegue criar um cenário mais fácil para começar os seus treinos.

Cuide da alimentação

 Isso não significa começar uma dieta radical imediatamente ou mudar completamente a sua geladeira. Um dos primeiros erros de quem quer começar uma vida mais saudável é cortar certos alimentos ao invés de usá-los a favor, como é o caso dos carboidratos. É justamente deles que você vai tirar energia para os seus treinos e por isso, o ideal é encontrar um bom profissional, seja nutricionista ou nutrólogo, que crie um plano alimentar feito sob medida.

 No mais, a recomendação principal é de que evite alimentos muito gordurosos e de longa digestão antes dos treinos e procure comer até pelo menos uma hora antes de começar. Ao voltar dos treinos de corrida também é muito importante se alimentar. Abasteça-se de proteína, pois são elas as grandes responsáveis pela reposição das reservas de glicogênio muscular e aminoácidos essenciais, que evitam lesões e aumentam a recuperação do músculo. 

 Inclusive, se você tem planos de levar isso muito a sério, a ponto de começar a participar de competições e maratonas, recomendamos fazer um checkup completo. Um cardiologista, ortopedista, um endocrinologista para ver suas taxas de hormônios, tudo precisa ser considerado. 

Planeje seus horários

O melhor horário para um treino de corrida vai de cada um, e com o tempo, você vai encontrar o que se encaixa melhor na sua rotina. Mas existem alguns fatores importantes a se considerar, como umidade do ar, temperaturas, concentração de poluição, entre outros.

Os treinos da manhã, de preferência antes das 10h, são ótimos para treinos de longa distância por conta da temperatura mais amena.  A concentração de poluição nas grandes cidades ainda não está tão alta, o que garante um pouco mais de resistência na respiração.

Também é um horário ótimo para dar um gás a mais no seu dia, pois acelera o organismo e dá mais disposição. Entretanto, pode ser um pouco mais difícil entrar no ritmo por conta do pico hormonal baixo nesse horário. 

É recomendável evitar o horário da tarde para treinar, pois o calor pode prejudicar seu rendimento e a umidade do ar está mais baixa, trazendo mais dificuldade na respiração. Porém, há quem goste de fazer um treino na hora do almoço por questões particulares, por isso, vai de cada um.

Os treinos da noite são bons para puxar o ritmo. A umidade do ar mais alta e a temperatura mais baixa contribuem para um treino com mais qualidade. Entretanto é justamente por conta das temperaturas mais baixas que você vai precisar se alongar mais para evitar lesões e fazer aquecimentos para o corpo pegar o ritmo. 

O ponto negativo desse horário é conciliar com a sua vida social, pois caso se torne uma rotina, pode acabar entrando em conflito com outros horários para lazer.

Invista em equipamentos de treino

Você não precisa começar a comprar todas as roupas e tênis de lançamento para iniciar seus treinos. Primeiro, você vai precisar encontrar seu estilo de corrida para assim entender onde vai ter que investir. 

Você já sabe qual o seu estilo de corrida? Faça o teste!

Para começar, use um tênis bem confortável e com bom amortecimento. Roupas claras evitam a absorção do calor e dê preferência a blusas e shorts ou bermudas mais largos. 

Tudo pronto? Vamos começar!

 Caso você nunca tenha corrido, ou esteja querendo retomar os seus treinos de corrida depois de um longo tempo parado, comece com cautela. Você não precisa começar rápido, exigindo muito do seu corpo com longos tiros. Além de cansar mais rápido, você pode acabar se lesionando. 

Comece com caminhadas mais aceleradas por 30 minutos, como aquecimento, para então começar distâncias mais curtas com trote. Você pode alterar os pequenos trotes e caminhadas contando por quilometragem. 

Com o tempo, você vai ganhando resistência e começa a aumentar o ritmo. Com um mês de treino, já vai sentir uma boa diferença e vai conseguir arriscar maiores distâncias com outras velocidades. Não se esqueça de prestar atenção na respiração. 

Um treino de musculação ou funcional podem ser grandes aliados para a sua corrida, pois vão trabalhar sua força e flexibilidade e ajudar a evitar lesões. 

Agora é com você. Com foco, determinação e seguindo essas dicas, você certamente vai entrar para o nosso time de apaixonados por corrida. Aproveite para conhecer as nossas linhas de tênis de corrida e comece já os seus treinos!

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