Como ganhar mais resistência nos treinos de corrida?

Como ganhar mais resistência nos treinos de corrida?

Dar mais qualidade aos seus treinos e melhorar a sua resistência na corrida é um desafio que vai além do seu preparo físico. Existem técnicas que podem efetivamente melhorar o desempenho, fazendo com que você use sua energia da melhor forma e minimize a perda de velocidade sobre a distância e tempo percorrido. Confira essas dicas que separamos para melhorar a sua resistência na corrida.

Respiração é tudo!

Literalmente! É normal - principalmente para quem está começando -, sentir falta de ar logo no início de um treino de corrida. Uma boa forma de resolver isso é criar técnicas que façam você respirar corretamente.

Existem alguns tipos de respiração: Diafragmática profunda e Torácica curta, por exemplo. A respiração diafragmática é quando você respira com a barriga. Ela é excelente para treinos de corrida, porque faz com que o corpo receba um maior volume de oxigênio. Já a respiração torácica usa apenas a parte superior dos pulmões. É uma respiração mais curta, em que o ar fica pouco tempo nos seus pulmões, levando menos oxigênio para o seu corpo.

É com a respiração diafragmática profunda que você é capaz de usar toda a capacidade dos pulmões para respirar, permitindo que o ar chegue até as partes inferiores dos pulmões. Para usar essa técnica, você precisa inspirar e expirar de maneira profunda e controlada, algo que com o tempo se tornará automático.

Para se aprimorar nessa técnica, você pode treinar antes de sair de casa:

Deite em alguma superfície confortável e coloque algum objeto liso e leve sobre a sua barriga, na altura do estômago;

Inspire e expire profundamente, de forma controlada. Observe o objeto acompanhando o movimento de sua barriga de acordo com a sua respiração;

Tente expelir o ar dos pulmões o máximo que conseguir ao expirar;

Pratique diariamente antes de sair para o seu treino de corrida e repare que você vai começar a adaptar essa respiração de forma natural, e vai sentir menos falta de ar durante os treinos.

A forma como você respira também faz diferença. Lembre-se que respirar pelo nariz e pela boca faz toda a diferença. Dependendo da intensidade da corrida, faz mais sentido respirar pela boca durante a atividade, por receber mais capacidade de oxigênio.

Variações e periodicidade de treinos

Outra ótima forma de aumentar a resistência e evoluir na corrida variar os seus tipos de treinos. A aptidão física, o condicionamento, a técnica, a força e a resistência muscular, exige uma variação de treinos, até mesmo para evitar lesões.

Alguns treinos recomendados para aumentar a resistência são os de longa distância, o fartlek e o intervalado. Caso você ainda não conheça, o Fartlek é um tipo de treino que alterna as velocidades e ritmos. Tiro, distância, velocidade, todas essas variações aumentam a sua resistência, fôlego e potência.

Lembre-se de manter a regularidade. Periodicidade de treinos é fundamental para permitir que você tenha cada vez mais fôlego. Por isso, é importante ter uma planilha de treinos. Já falamos sobre isso aqui no blog e você pode conferir tudo no link.

Complemente seus treinos com outros esportes

Outro ponto importante é fazer um complemento dos seus treinos com outras atividades físicas. A natação, por exemplo, pode auxiliar muito a melhorar a sua capacidade de respiração e controle de ritmo. Musculação vai te ajudar a fortalecer os membros inferiores, para proteger seus músculos e evitar fadigas e lesões, enquanto pilates, por exemplo, pode melhorar a sua flexibilidade. Converse com o seu técnico ou o profissional que esteja acompanhando seus treinos para encontrar um esporte complementar ideal para você. E lembre-se: a ASICS possui um tênis ideal para você, seja qual for o esporte, Conheça nossas categorias, e vamos correr!

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