

Como retomar os treinos após uma pausa nas corridas?
Um dos maiores obstáculos dos corredores é o retorno aos treinos de corrida após uma pausa. Saiba como recuperar o condicionamento físico!
Manter para não perder
Quando fazemos uma pausa nos treinamentos, passamos a ter uma queda da resistência física, com perda considerável de massa muscular. Uma forma de prevenir e evitar uma grande interferência no ritmo é manter treinos adaptados em casa para minimizar esses danos.
Alguns exercícios simples podem ser feitos em casa para que o seu rendimento não tenha uma queda tão expressiva. Por exemplo:
Polichinelo: fique de pé, coloque os braços paralelos ao corpo e alinhe os pés com os joelhos. Em seguida, pule e estenda os braços em cima da cabeça, estique as pernas e volte à posição inicial. Realize esse procedimento em séries com 30 repetições. Você pode repetir quantas séries desejar.
Agachamento: fique em pé, afaste os pés à largura dos ombros e apoie-os totalmente no chão, de forma que o calcanhar fique firme. Depois, dobre os joelhos, jogando o quadril para baixo até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho. É importante manter a postura com as costas retas, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária. Mantenha os pés e joelhos abertos para não forçar o joelho. Ao finalizar o movimento, estique as pernas e o corpo, voltando para a posição inicial. Repita o movimento em séries de 15 ou 20, quantas vezes quiser.
Flexão de braços no solo: deite-se no chão de barriga para baixo e apoie as mãos no solo, abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Flexione e estenda os cotovelos subindo o corpo todo de uma vez. É importante manter as costas retas, alinhadas com o tronco. Realize esse procedimento em séries com 10 repetições.
Pular corda: Segure cada ponta da corda em uma mão e inicie o movimento rotacional dos punhos, saltando por cima da corda. Programe o tempo que desejar em um cronômetro.
Corrida no lugar: Apoie as mãos no solo e fique em um ângulo próximo aos 45º. Flexione as pernas, como se pudesse encostar no seu abdômen, apoiando os pés alternados no chão. Programe o tempo que desejar em um cronômetro.
Mas e o retorno? Como lidar?
Não tem jeito: quando você precisa parar os treinos por um tempo, o retorno é sempre um desafio. Entretanto, se você montar estratégias e planos, a sua volta aos treinos pode não ser tão difícil.
Para começar, é importante fazer uma autoavaliação. Reconhecer a sua condição física e aceitá-la é o primeiro passo para um retorno saudável, respeitando os limites do seu corpo. Você precisa entender que não dá pra retornar os treinos no mesmo ritmo de antes e o retorno é progressivo.
Recomece devagar mas sem desanimar. Quando sentimos que nosso rendimento diminuiu, a tendência é desanimar e aí está o perigo. A constância é o segredo, então não pare, mesmo que você tenha que diminuir muito o ritmo.
Trace objetivos realistas para não criar expectativas e correr o risco de desanimar. Criar metas ajuda a fazer com que você acompanhe a sua evolução. Vá estabelecendo pequenos objetivos, como treinos de longa distância, treinos de velocidade, treinos de força e por aí vai.
Não esqueça de comemorar suas pequenas conquistas para ter mais motivação para correr e, consequentemente, mais gás para chegar até o seu objetivo principal.
Invista em exercícios de força para aumentar o rendimento nos treinos de corrida e evitar vários tipos de lesões. O treinamento de força e alongamento regulares são cruciais para ajudar a melhorar sua forma e desenvolver uma maior resistência muscular, tornando-o em um corredor mais eficiente.
A ASICS possui uma categoria completa com tênis para academia que ajudam você a realizar seus treinos de força com mais qualidade. Entre os principais lançamentos, você pode conferir o PATRIOT ™ 12, que traz leveza e conforto para os seus treinos. O GEL-EXCITE ™ 8 já vem de uma família que você conhece bem, e traz amortecimento e respirabilidade para os seus pés. Já o tem sobreposições costuradas para manter o pé mais firme e seguro.
Seja paciente
Correr é a sua paixão e se tornou algo simples e natural, então por mais que o retorno seja mais difícil do que você esperava, tenha paciência. Lembre-se que a constância e o equilíbrio podem te levar mais longe e provavelmente serão os principais componentes para você chegar onde parou.
Procure sempre se lembrar da emoção de correr, da sensação de liberdade, e dos principais motivos para você ter começado a praticar esse esporte tão transformador.
Compartilhe este texto para motivar outras pessoas. Neste blog, você encontra várias outras dicas sobre corrida. Confira!
Você também pode gostar


Qual é o melhor tênis de corrida de para o meu treino?

Conheça o Runkeeper™ e monte seus treinos de corrida com a ASICS
Ao clicar em aceitar cookies, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site e nas iniciativas de marketing.