Quando substituir seus tênis de corrida | ASICS

Quando substituir seus tênis de corrida | ASICS

Quanto tempo duram os tênis de corrida?

De um modo geral, a vida útil de um tênis varia. Mas, de acordo com vários integrantes do ASICS FrontRunner, um corredor normalmente pode esperar fazer 482 quilômetros (300 milhas) a 804 quilômetros (500 milhas) com um par bem construído. Embora haja outros sinais para saber quando é hora de substituir os tênis de corrida, os corredores muitas vezes substituem seus tênis após uma certa distância em vez de uma quantidade de tempo.

 

Fatores que influenciam a vida útil do seu tênis de corrida

Quando você tira seu novo tênis de corrida ASICS da caixa todo impecável e limpo, eles também estão no seu auge de proteção.

Um tênis protetor e de suporte ajudará a diminuir qualquer risco de lesão. No entanto, semelhante a qualquer produto usado regularmente, eles acabarão por se desgastar eventualmente. A rapidez com que isso acontece é determinada pela quilometragem, pelo peso corporal, pelo tipo pé e por outros fatores.

- Construção do tênis

Quantos quilômetros um tênis vai durar está relacionado principalmente com a forma como foram construídos e desenvolvidos. A composição do tênis pode mudar quanto tempo ele vai durar. Alguns corredores substituirão seus tênis em um determinado período de tempo ou distância para garantir que os materiais de suporte ainda sejam eficazes.

- Tipo de corrida e terreno

O tipo de corrida que você faz pode determinar com que frequência você deve substituir seus tênis de corrida. Se você corre em competições de tiro curto ou corre longas distâncias, em trilhas ou uma esteira, você precisa tomar nota de como os diferentes terrenos afetam a condição de seus tênis.

Por exemplo, um corredor de pavimento de longa distância é mais provável que precise substituir seus tênis mais cedo do que um ávido corredor de esteira.

- Seu peso, altura e físico geral

Um fator enorme para a vida útil do tênis de corrida pode ser o seu peso e altura. Quanto mais alto e mais pesado você for, mais impacto você poderá causar nos tênis, desgastando-os mais rápido.

- Seu estilo ou sua técnica de corrida

A consciência de sua técnica de corrida e estilo é essencial para evitar lesões. É importante tomar nota do seu tipo de pronação. Saber seu tipo de pronação combinará com sua técnica de corrida.

Seu estilo de pronação pode afetar quantos quilômetros seus tênis de corrida duram. Um pesado sobrepronador que corre diariamente desgatará seus tênis com mais rapidez do que, digamos, um corredor mais leve e neutro que corre a cada dois dias.

Você pode ter seu estilo de corrida examinado em lojas ASICS selecionadas através do nosso teste de pisada.

 

6 sinais de que você precisa para substituir seus tênis de corrida

Não sabe se seus tênis de corrida estão gastos? Existem muitas maneiras de determinar se seus tênis de corrida precisam ser substituídos. Tempo ou distância utilizados são parâmetros de medição típicos, mas não os únicos. Alguns corredores baseiam sua decisão na forma ou sensação do tênis em vez do tempo que eles tiveram.

Aqui estão alguns sinais comuns de que você precisa de novos tênis de corrida:

1. Seus pés, quadris ou joelhos ficam doloridos depois de uma corrida.

Muitos corredores dizem sentir uma diferença no apoio e na aterrissagem do pé. Muitos terão dor súbita no arco ou até mesmo uma mudança nas dores típicas após uma corrida. É importante tomar nota de como você normalmente se sente depois de uma corrida para que você possa detectar uma mudança.

2. Seus tênis de corrida estão ficando desconfortáveis.

Perceber que seu tênis está machucando o pé ou simplesmente ficando desconfortável enquanto você está correndo pode ser um sinal de que é hora de comprar um novo par de tênis. Ter esse conhecimento com antecedência pode economizar muito tempo e dor do que apenas permanecer com o mesmo tênis desgastado.

3. Você sente uma dor incomum enquanto corre.

Se você sentir dor incomum durante uma corrida, normalmente pode ter algo a ver com o desgaste de seus tênis. Isso é importante reconhecer em vez de ignorar. Pode ser tão simples de consertar quanto comprar um novo par de tênis de corrida.

4. Você correu cerca de 400 a 800 quilômetros usando os mesmos tênis.

Normalmente, um corredor vai aposentar um tênis depois de ter atingido uma certa distância correndo neles. Em vez de esperar por um problema visível, eles monitoram sua distância para saber quando é hora de trocar de equipamento. Marie Rouvierè, integrante do ASICS FrontRunner, substitui seus tênis de corrida "geralmente a cada 400 km, mesmo que eu os use em corridas mais curtas depois".

5. A sola dos seus tênis de corrida está gasta.

Se seus tênis se tornarem incapazes de segurar superfícies, as solas do tênis provavelmente estão desgastadas. Outra ótima maneira de verificar isso é se você pode visivelmente ver uma mudança na aparência dos tênis.

6. A entressola do seu tênis de corrida está deteriorada.

A entressola parece muito macia e entra em colapso facilmente sob pressão. Você consegue ver dobras longitudinais na entressola. Muitos corredores dizem que conseguem identificar que a entressola do tênis está se deteriorando quando a espuma no tênis é menos elástica, ou quando a borracha está desgastada.

Se você identificar um ou mais desses fatores, visite uma loja especializada. Se você trouxer seus antigos tênis de corrida, um especialista pode dar uma olhada neles e ajudar a escolher para um tênis novo. Para ajudá-lo nesta escolha, você também pode fazer o teste de Foot Id em uma das lojas ASICS. Clique aqui e agende seu teste!

 

Por que é importante saber quando substituir seus tênis de corrida?

Nia Yotova, integrante do FrontRunner, diz que ela substitui seus tênis de corrida para evitar lesões. "Com a maioria dos pares de tênis, começo a sentir o impacto da estrada nos meus pés e joelhos. Eu corro principalmente na estrada, que pega pesado com meus pés e articulações. Mas, ela observa, há outras razões para isso. "Quanto aos tênis rápidos, como meu METARACER™ favorito, depois que o limite de 650 quilômetros é atingido, comecei a notar o retorno de energia reduzido."

Substituir seus tênis de corrida antes que eles estejam desgastados é importante para a prevenção de lesões. Usar tênis que estão desgastados pode machucar seus pés, pernas, pélvis e uma série de músculos.

Muitos corredores se baseiam por tempo ou distância. Isso é para manter um registro exato de quando substituir seus tênis de corrida e obter um novo par. Não espere que seus tênis de corrida fiquem gastos — planeje com antecedência e substitua seus tênis de corrida em um cronograma.

Dê o passo para substituir seus tênis de corrida hoje:

Tênis de corrida masculino

Tênis de corrida feminino

 

Você também pode gostar

Como se aquecer antes de correr

Como ganhar mais resistência nos treinos de corrida?

Qual a importância da planilha de treino de corrida?

Ao clicar em aceitar cookies, você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para melhorar a sua navegação no site, além de contribuir para a análise de utilização do site e nas iniciativas de marketing.

Copyright© 2022 ASICS America Corporation. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. As fotos aqui veiculadas, logotipo e marca são de propriedade de ASICS America Corporation. É vetada a sua reprodução, total ou parcial, sem a expressa autorização da administradora do site. O design da stripe na lateral dos calçados ASICS M.R. é uma marca registrada da ASICS Corporation. ASICS BRASIL Distribuição e Comércio de Artigos Esportivos LTDA- CNPJ 53.249.017/0024-30 - Inscrição Estadual 336.963.121.118 Estrada Municipal Luís Lopes Neto, 21, Bairro dos Tenentes - Extrema-MG - CEP 37640-000.

Asics