Razões para correr uma maratona

Razões para correr uma maratona

Por que as pessoas correm maratonas? Participar de uma corrida como uma maratona pode desafiar as capacidades físicas e mentais de um corredor. Desde os meses passados treinando seu corpo para suportar corridas de longa distância, até o sacrifício e dedicação que estão envolvidos, todo o seu trabalho duro valerá a pena no dia da corrida. 

"Gosto da sensação de um trabalho bem feito, da perseverança e do desejo de me aprimorar durante meses de treinamento", disse Juan Martin, membro do ASICS FrontRunner. 

Concluir uma maratona pode parecer inatingível, mas pode ser um objetivo que aumenta a confiança no seu desempenho atlético.

 

Quais são os diferentes tipos de maratonas?

- Meia maratona: Este tipo de corrida tem 21,1 km. Normalmente realizada em superfícies de estrada, uma meia maratona pode ser mais fácil para o seu corpo se você for iniciante. 

- Maratona completa: Esta corrida tem 42,195km. Normalmente, este tipo de maratona também ocorre em estrada, mas pode seguir trilhas às vezes. 

- Ultramaratona: Qualquer corrida que tenha mais de 42,195km se enquadra nesta categoria. Este tipo de competição pode envolver obstáculos e vários tipos de terreno.

 

Os benefícios da maratona de corrida

 

Além de entrar em forma, os maratonistas também podem ver efeitos positivos na sua saúde enquanto se preparam e participam de uma maratona.

 

- Isso pode melhorar a sua saúde cardiovascular. Correr é um exercício aeróbico, utilizando os ácidos graxos e carboidratos do seu corpo para obter energia. Estudos mostram que as pessoas que correm mais frequentemente têm sistemas cardiovasculares mais fortes em comparação com aquelas que são mais sedentárias.

- Aumente sua resistência na corrida. Corridas de longa distância podem ser fisicamente desgastantes. Ao treinar e correr uma maratona, é provável que você melhore suas capacidades físicas e aumente sua resistência.

- Desenvolva sua autoconfiança. Correr em maratonas (e correr em geral) pode reduzir os sentimentos de estresse, ansiedade e depressão. Você também pode construir confiança definindo metas, perseverando e alcançando algo tão difícil.

"O senso de realização pessoal é incrível, isso realmente não pode ser subestimado e eu encorajaria todos a experimentá-lo", disse Chris Campion, um membro do ASICS FrontRunner.

 

7 razões pelas quais você deve correr uma maratona

 

1. Pratique a definição e alcance metas

Preparar-se para uma maratona exige que você tenha uma mentalidade focada em objetivos. As maratonas levam uma grande quantidade de disciplina para dar tempo para o treinamento, mantendo o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

"Uma maratona é sempre um grande desafio para mim, mas cruzar a linha de chegada [faz] com que tudo valha a pena", acrescenta Susan Jans Frandsen, membro do ASICS FrontRunner.

 

2. Aumente a sua confiança e autoestima

Concluir uma maratona pode aumentar a sua confiança atlética e motivar você a ir mais longe. Você pode ser inspirado a correr outra maratona, ou até mesmo começar a considerar a possibilidade de participar de uma ultramaratona.


"Gosto de sair da minha zona de conforto e, acima de tudo, sinto que estou dando o meu melhor", disse Priscila Gonçalves, membro do ASICS FrontRunner. "E não estou falando apenas do dia da corrida, mas dos 3 meses de preparação, especialmente nas longas sessões de treinamento."

 

3. Superar desafios

Uma maratona pode ser o teste final para um atleta, não importa sua experiência. 


"[Durante uma maratona,] eu estou só comigo e com meus pensamentos. É uma lição de vida. Você começa cheio de energia, [mas] depois de alguns quilômetros, tem que se esforçar, assim como você precisa fazer quando as coisas não acontecem conforme você planejou", acrescenta o membro do ASICS FrontRunner, Fábio Lima.

 

4. Demonstre o seu apoio a uma instituição de caridade

Você pode cumprir a sua paixão por concorrer enquanto apoia instituições de caridade ou outras causas importantes. Algumas maratonas beneficiam causas importantes, como conscientização sobre saúde mental ou pesquisas sobre o câncer. 

Correr uma maratona é uma ótima maneira de mostrar apoio a uma causa com a qual você se importa. Isso também pode despertar sentimentos de união entre outros corredores que se sentem da mesma maneira.

 

5. Crie novas amizades duradouras

Uma maratona reúne todos os diferentes tipos de pessoas. Estranhos com uma paixão pela corrida se unem e às vezes se tornam amigos de longa data. Esses novos relacionamentos podem dar a você o apoio necessário para continuar avançando em direção à linha de chegada.

 

6. Melhore a sua saúde mental

Exercícios aeróbicos, como correr, podem aliviar uma baixa autoestima, aumentar o humor positivo e melhorar as interações sociais. Alguns corredores podem experimentar uma sensação de euforia causada pela liberação de endocanabinóides pelo corpo.

 

7. Desfrute de uma sensação de realização

Atingir a linha de chegada de uma maratona, não importa a distância, pode trazer uma sensação de realização e orgulho.
"Adoro a maratona porque adoro me preparar para ela", disse Natalia Reguiska, membro do ASICS FrontRunner. "É um tempo longo em que posso trabalhar meu corpo e minha mente, e a linha de chegada da maratona é a única coisa no mundo. É um prêmio, um milhão de lágrimas, não importa o resultado."

 

Preparando-se para sua primeira maratona

Os benefícios de correr uma corrida de longa distância vão além da saúde física. Participar de uma maratona também pode beneficiar a sua saúde mental e ajudar você a desenvolver hábitos saudáveis que permanecem com você além da sua experiência de maratona.

Claro, treinar para uma maratona pode parecer um teste esmagador de resistência no início. Preparar-se para sua primeira corrida com um bom plano de treinamento de maratona muitas vezes ajuda a aliviar o estresse.

 

*Observação: estas informações não contêm nem constituem aconselhamento médico ou opinião médica e são fornecidas apenas para fins informativos. Você deve sempre consultar um profissional médico qualificado e licenciado antes de começar ou modificar qualquer dieta ou programa de exercícios.

 

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